Situada no coração da vila de Santar, a Casa Ibérico Nogueira é um bom exemplar de casa beirã urbana com passado agrícola. Construída em granito, tem dois pisos e sótão. Inicialmente, o piso térreo correspondia a dependências agrícolas e o primeiro piso servia de residência aos senhores da casa. Ao que tudo indica, esta construção é de inícios do século XIX. A casa e a quinta que lhe está associada seriam adquiridas por escritura pública, em 1900, por Manuel Joaquim dos Santos, bisavô paterno dos atuais proprietários. A sua filha Maria Celeste casou com António Ibérico Nogueira em 1914 e recebeu a casa como presente de casamento dos seus pais onde o casal passou a habitar até que a dada altura passou a ser usada como casa de férias da família. O seu neto, Francisco, distinto médico da Universidade de Coimbra casado com Maria Emília Osório do Amaral e Sousa Pinto da Cunha Mora, da Casa de Almeidinha, introduziu várias melhorias na casa na década de 1960 e novamente na década de 1980. Após a morte de Francisco Ibérico Nogueira, em 2009, a propriedade de raiz da Casa dos Linhares foi herdada pelo seu filho João, passando o respetivo usufruto a ser partilhado com vários dos seus irmãos.
A partir do pátio atrás da casa, tem-se uma imensa vista quer sobre as novas hortas instaladas no âmbito do projeto Santar Vila Jardim quer sobre a Casa dos Condes de Santar e Magalhães, com a Serra da Estrela ao fundo.
O percurso oferecido ao visitante inicia-se nos Linhares, pertencente e fronteiro à Casa dos Condes de Santar e Magalhães. O Jardim Ibérico Nogueira situa-se numa quota mais elevada em relação aos Linhares, em suave declive, com cerca de 8500 m2, é composto por pomares e hortas, confinados por videiras, onde se promove a agricultura biológica e o cultivo é da responsabilidade de alguns santarenses. Uma pérgula de glicínias, em estrutura de granito e ferro, foi construída para unir este jardim e o Jardim dos Linhares a sul e assim permitir a circulação dos visitantes e utilizadores das hortas.
A Horta de Santar Vila Jardim, contígua aos jardins de Linhares, idealizada pelo Arq. Paisagista Fernando Caruncho, é um espaço que remete o visitante para um percurso que conjuga as culturas tradicionais agrícolas com culturas recentemente introduzidas na culinária portuguesa e mais contemporâneas, em que a vinha se faz sempre presente e estabelece a ligação entre elas.
Este espaço, que ocupa na sua totalidade aproximadamente 0,6ha é constituído por 17 parcelas com temáticas de horta, Pomar e plantas aromáticas culinárias. Todas as parcelas são bordeadas por vinha.
Todo o conjunto é gerido de forma a acompanhar as melhores medidas ecológicas, privilegiando os métodos utilizados em agricultura biológica, nomeadamente no que respeita aos tratamentos fotossanitários. O agrupamento de plantas hortícolas dentro de cada parcela respeita o “bom” companheirismo das culturas, bem como a rotação sustentável na sucessão de culturas, e toda a atividade hortícola tradicional acompanha o calendário lunar.
Numa perspetiva de inclusão dos habitantes da localidade neste projeto foram atribuídas quatro parcelas a famílias locais que sob orientação de um engenheiro agrónomo praticam agricultura tradicional em moldes biológicos nessas mesmas parcelas.
O pomar é constituído por 4 parcelas distintas, uma com pomodeias – macieiras e pereiras, uma com prunoideias – ameixeiras e damasqueiros, outra com romãnzeiras e uma quarta com frutos vermelhos, nomeadamente mirtilos e groselheiras.
A temática horta ocupa 10 parcelas, 5 destinadas a hortícolas anuais e as restantes 5 destinadas a hortícolas permanentes. No que respeita às hortícolas anuais privilegiam-se as variedades regionais. De entre as culturas permanentes o visitante irá encontrar espargos, alcachofras, morangueiros entre outras.
As plantas aromáticas culinárias, hoje em dia indispensáveis, estão distribuídas numa parcela onde o visitante poderá usufruir de uma explosão de aromas que o remeterão para um ambiente quente mediterrâneo. De entre outras poderá experienciar os aromas dos tomilhos, orégãos, manjerona, segurelha e cebolinhos.
RNAAT - SANTAR VILA JARDIM, LDA - NIF. 513068619 - REGISTO Nº: 412/2020
*Chamada para a Rede Fixa Nacional