Vila - Santar - Vila Jardim

Santar

Paisagem de excepção inserida com as suas grandes propriedades vinhateiras e um património construído erudito e rural de grande relevância.

Santar é uma vila beirã anterior à nacionalidade, no concelho de Nelas. Surpreende pelo seu património cultural e pela beleza da sua paisagem marcada pela vinha, rematada no horizonte pela serra da Estrela a sul e pela serra do Caramulo a norte. Aqui, o granito marca presença e transforma-se numa profusão de muros, fontes tanques e edifícios fidalgos, agrícolas, rústicos e religiosos. Por trás destes muros, suportados por muros, estendem-se jardins armados em terraços e quilómetros de sebes em buxo talhado – incluindo as amadas “carreiras” da Beira – escondem-se tanques. Ouvem-se fontes, abrem-se roseirais e vinhas. A luz e ar limpo da beira sabem envolver de modo inconfundível todo este cenário. São eles, talvez, o maior segredo destas casas fidalgas que transportam nomes antigos de Cunhas, Pais do Amaral, Melos, Bragança, Almeida Castelo Branco, Silveira Pinto, Amaral Reis, Ibérico Nogueira e Portugal Leal de Loureiro...

Hoje em Santar Nasce um projeto inédito – Santar Vila Jardim – que desde 2013 quebra muros e constroi pontes para unir vontades e juntar jardins vizinhos. Casa dos Condes de Santar e Magalhães, Casa Ibérico Nogueira, Casa das Fidalgas, Casa da Magnólia, Misericórdia de Santar, Jardim dos Linhares…

  • 12,47 km²

    Área
  • 83,6 hab/km²

    Densidade populacional
  • 1 042

    Habitantes
  • 40° 34' 17" N 7° 53' 28" O

    Coordenadas

Conheça um pouco da nossa historia.