A Horta de Santar Vila Jardim, contígua aos jardins de Linhares, idealizada pelo Arq. Paisagista Fernando Caruncho, é um espaço que remete o visitante para um percurso que conjuga as culturas tradicionais agrícolas com culturas recentemente introduzidas na culinária portuguesa e mais contemporâneas, em que a vinha se faz sempre presente e estabelece a ligação entre elas.
Este espaço, que ocupa na sua totalidade aproximadamente 0,6ha é constituído por 17 parcelas com temáticas de horta, Pomar e plantas aromáticas culinárias. Todas as parcelas são bordeadas por vinha.
Todo o conjunto é gerido de forma a acompanhar as melhores medidas ecológicas, privilegiando os métodos utilizados em agricultura biológica, nomeadamente no que respeita aos tratamentos fotossanitários. O agrupamento de plantas hortícolas dentro de cada parcela respeita o “bom” companheirismo das culturas, bem como a rotação sustentável na sucessão de culturas, e toda a atividade hortícola tradicional acompanha o calendário lunar.
Numa perspetiva de inclusão dos habitantes da localidade neste projeto foram atribuídas quatro parcelas a famílias locais que sob orientação de um engenheiro agrónomo praticam agricultura tradicional em moldes biológicos nessas mesmas parcelas.
O pomar é constituído por 4 parcelas distintas, uma com pomodeias – macieiras e pereiras, uma com prunoideias – ameixeiras e damasqueiros, outra com romãnzeiras e uma quarta com frutos vermelhos, nomeadamente mirtilos e groselheiras.
A temática horta ocupa 10 parcelas, 5 destinadas a hortícolas anuais e as restantes 5 destinadas a hortícolas permanentes. No que respeita às hortícolas anuais privilegiam-se as variedades regionais. De entre as culturas permanentes o visitante irá encontrar espargos, alcachofras, morangueiros entre outras.
As plantas aromáticas culinárias, hoje em dia indispensáveis, estão distribuídas numa parcela onde o visitante poderá usufruir de uma explosão de aromas que o remeterão para um ambiente quente mediterrâneo. De entre outras poderá experienciar os aromas dos tomilhos, orégãos, manjerona, segurelha e cebolinhos.