Vinhas - Santar - Vila Jardim

Vinhas e Vinho

As condições biofísicas do território a que Santar pertence e a sua exposição solar determinaram, desde sempre, a predominância do cultivo da vinha nesta região.

O que a distingue de outras regiões vinícolas é a forma como a vinha se enquadra na paisagem.

Aqui, as propriedades vinhateiras seguem um padrão geométrico que poderia ser descrito como um jardim formal. A vinha em mosaico, é rematada no horizonte por serras, sempre ladeada por muros de pedra ou por edificado rústico, religioso ou solarengo, o que lhe confere grande impacto cénico.

Apesar de a população estar envelhecida e marcada pela emigração, as gentes de Santar souberam preservar muitos dos seus costumes. Fortemente marcados por uma vivência vinhateira e pelos trabalhos agrícolas, a expressão cultural desta comunidade está intimamente ligada às etapas de produção do vinho, dos trabalhos do campo e à Igreja. São disso exemplo as alegres festas das vindimas e as procissões da Semana Santa e do Domingo de Páscoa.

A conjugação destes factores, paisagem natural, bacia hidrográfica, terroir, edificado fidalgo e religioso, vestígios arqueológicos, geometria dos vinhedos, costumes e tradições ligados ao vinho, confere a este território uma capacidade narrativa própria e identitária.


A individualidade da região do Dão deve-se à natureza e acidentado do seu relevo, que determinam marcadas variações microclimáticas, de grande importância para a cultura da vinha e grande significado para a qualidade dos vinhos. Cercada por altas montanhas de granito por três lados - Serra da Estrela, Serra do Caramulo e Serra da Nave, a região fica protegida da influência do Oceano Atlântico. Assim, o clima local se mantém temperado. Os verões são secos e quentes, enquanto os inversos, frios e chuvosos, com grande amplitude térmica. Os solos são arenosos, de origem granítica e xistosa, bem drenados. Todos estes factores são propícios para a obtenção de vinhos de alta qualidade.

O projeto Santar Vila Jardim reune os jardins de vinha da Casa dos Condes de Santar e Magalhães, Fidalgas, Iberico Nogueira e Magnólia. Neles, conjugaram-se grandes castas num Terroir de eleição. Um Jardim de vinha é aquele que desperta todos os sentidos.

Pedro de Vasconcellos e Souza
          ( Winemaker )

Os segredos da natureza e de vinificação ao longo de séculos nas Famílias de Santar, foram reunidos e orgulhamos de vos apresentar estes “Blends”.

 

Produções Limitadas

 

VINHO TINTO


Proveniente na sua essência do jardim das Fidalgas, elaborado com a casta Touriga Nacional, Alfrocheiro Preto e Alicante Boushet apresenta-se com uma cor rubi intensa. Muito fino e delicado no aroma, prevalecendo as notas de bergamota e frutos vermelhos. Em boca aveludado com notas do estagio em barrica perfeitamente integradas realçando sempre as notas florais das castas a mostrarem as virtudes deste terroir específico que lhe confere grande complexidade e longevidade.

Ficha Técnica

 

VINHO BRANCO


Proveniente na sua essência do jardim da Magnólia, elaborado com a casta Encruzado e Malvasia Fina este vinho apresenta-se com aromas a fruta branca e citrinos. Bom volume em boca, sustentado por uma boa frescura mineral, espelha a sua aptidão gastronómica.

Ficha Técnica

 

VINHO MEMÓRIAS


Proveniente na sua essência do jardim das casa dos Condes de Santar e Magalhães, elaborado com a casta Touriga Nacional e Alfrocheiro Preto. Apresenta-se com notas violetas que realçam a intensa cor vermelha. Complexo de aroma, mostra intensa fruta em que as notas de bergamota e amora se cruzam na especiaria da madeira. Na boca elegante, taninos aveludados e boa acidez. Final longo e com memória.

Ficha Técnica


Antes de 1900


santar-vila-jardim-historia-13
santar-vila-jardim-historia-11
santar-vila-jardim-historia-10
santar-vila-jardim-historia-09
santar-vila-jardim-historia-08
santar-vila-jardim-historia-06

Depois de 1900


santar-vila-jardim-historia-06
santar-vila-jardim-historia-05
santar-vila-jardim-historia-04
santar-vila-jardim-historia-03
santar-vila-jardim-historia-02
santar-vila-jardim-historia-01

Marque uma visita guiada